Olá, meus queridos seguidores!!


Bem vindos apaixonados pela História e pelos quadrinhos. Neste espaço iremos discutir a ciência histórica, mas, acima de tudo as curiosidades que fazem ela ser tão fascinante e maravilhosa.


segunda-feira, 2 de abril de 2012

O povoamento da América (12 mil anos atrás)



Segundo algumas pesquisas, os primeiros habitantes da América não eram originários do próprio continente. Assim sendo, a pergunta é: de onde eles vieram? Como chegaram a essas terras? Há diversas teorias que respondem estas duas perguntas: a de que eles vieram por um caminho gelado, ou melhor, pelo "Estreito de Bering", ou que eles vieram por caminhos diversos, isto é, por terra ou por mar.
A primeira teoria diz que as terras americanas começaram a ser povoadas quando os 1° grupos humanos, vindos da Àsia, atravessaram o Estreito de Bering na época da última glaciação, período este que o estreito ainda estava coberto por uma camada de gelo, unindo o continente asiático com o americano. Tudo indica que a descoberta das Américas pelos asiáticos do leste da Ásia se deu com as suas perseguições a certos animais gigantes; e a ocupação ocorreu a cerca de 40 ou 50 mil anos, e foi feita à pé, por desconhecerem a Navegação.
A segunda teoria diz que o povoamento do continente americano começou quando certos grupos humanos partiram das ilhas da Polinésia e da Oceania, em pequenas embarcações, e chegaram primeiramente na América do sul pelo Oceano Pacífico; tendo, mais tarde, povoado o resto da América. Para os defensores desta teoria, eles até podem ter usado o Estreito de Bering, mas não foi este o único caminho. Para eles, o povoamento começou não há 40 mil anos, mas há mais de 50. Porque foi encontrado, na década de 1930, pontas de flechas fabricadas com pedra lascada, nas proximidades do estado do Novo México e nos EUA, com ossos de mamutes e bisões, e considerados, durante muitos anos, como os objetos mais antigos produzidos na América, alguns pesquisadores chegaram a concluir que a ocupação da América começou pelo Norte.
Entretanto, a descoberta de objetos mais antigos encontrados ao sul do continente americano, põe em dúvida esta explicação, esta teoria. Assim sendo, provavelmente o povoamento da América do Sul pode ter sido anterior ao povoamento da América do Norte; que os povoadores não entraram apenas pelo "Estreito de Bering", e sim por vários caminhos...
 Leonardo França

Nenhum comentário:

Postar um comentário