Olá, meus queridos seguidores!!


Bem vindos apaixonados pela História e pelos quadrinhos. Neste espaço iremos discutir a ciência histórica, mas, acima de tudo as curiosidades que fazem ela ser tão fascinante e maravilhosa.


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Revolução Inglesa (1640-1688)


Durante o século XVII a Inglaterra vivia em um período de grande crescimento econômico, o país passou a expor seus produtos para a Europa em grandes quantidades, assim as propriedades rurais passaram a ter grande valor aos olhos dos superiores. Assim, os grandes fazendeiros e proprietários agiram á favor da expulsão dos camponeses de suas terras, fazendo com que eles tivessem de buscar cidades grandes para morar, tendo de se sujeitar as péssimas condições de trabalho e qualidade de vida. Com o tempo à própria burguesia se insatisfez com a situação do país, pois não queriam mais o poder absoluto nas mãos do rei, assim foi declarado à ideia de tirar o trono que passava de pai para filho e expor a ideai de que todos podem se candidatar a rei.
Guerra Civil
Assim todas as questões baseavam-se na insatisfação do povo burguês e do parlamento contra o rei e seus poderes absolutos. A Guerra Civil Inglesa estendeu-se do ano de 1641 ao ano 1649, onde o país foi dividido e se demarcou um período importante na Revolução Inglesa. De um lado os cavaleiros que apoiavam o rei pelos senhores feudais e do outro os cabeças redondas que apoiavam o parlamento.
A guerra e a Revolução
A Revolução Inglesa deu margem a Guerra Civil Inglesa que aconteceu entre os partidários do Rei Carlos I da Inglaterra e o Parlamento liderado na época por Olivier Cromwell. A Revolução começou no ano de 1642 e terminou apenas depois da morte de Carlos I no ano de 1649. Quando também o sucessor de Cromwell (Richard) não tenha a mesma habilidade que seu pai e renunciou o cargo dando aos adversários o estabelecimento da monarquia. Tornando esse período conhecido como Restauração. No século XVII a Revolução Inglesa representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, a qual foi identificada como absolutismo.
Com Henrique VIII e Elizabeth I no poder conseguiram á unificação do país, dominando a nobreza e o afastamento do papa, entrando em disputa de colônias com os espanhóis, o que agradou burguesia, barrando o avanço da burguesia mercantil. O poder monárquico era extremamente limitado, mas cedendo a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento, instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até os dias atuais. Nessa época, foi exigida a prisão de dois ministros do rei e aprovaram uma lei que proíbe o monarca de dissolver o parlamento. Esse processo teve início com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688, as quais fazem parte de um mesmo processo revolucionário. Foi esse movimento revolucionário que proporcionou condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, deixando o terreno preparado para o avanço do capitalismo.
Concluiu-se que mais de 15% da população tenha morrido durante a guerra, de certa forma foi a Revolução Inglesa que criou com o auxilio da Revolução Industrial as condições para a instauração do modo de produção capitalista, permitindo á marinha Inglesa o controle total dos mercados mundiais na época. Naquelas circunstâncias, a Inglaterra se tornou o único país não Monárquico, mas depois de alguns anos a monarquia foi restaurada com a ajuda de Carlos II, a Inglaterra tornou-se então uma Monarquia parlamentar onde existe um rei, mas ele não exerce função de governo (O rei reina, mas não governa).

                                                                                                                          Leonardo França

Um comentário: