1.
CONCEITO DE HISTÓRIA:
-
História é a ciência que estuda a mudança.
- História é vida, é movimento, é transformação.
- a História estuda a vida humana através do tempo: estuda o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais.
- Processo de transformação onde todos os homens são agentes das constantes mudanças que ocorrem: processo histórico.
- História é vida, é movimento, é transformação.
- a História estuda a vida humana através do tempo: estuda o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais.
- Processo de transformação onde todos os homens são agentes das constantes mudanças que ocorrem: processo histórico.
2. SENTIDOS DA PALAVRA HISTÓRIA:
-
realidade histórica: conjunto dos fenômenos pelos quais se manifestou, se manifesta
ou se manifestará a vida da humanidade.
-
conhecimento histórico: a observação subjetiva da realidade pelo historiador.
- obra
histórica: o registro da observação da realidade feita pelo historiador
num relato escrito.
3. O AGENTE DA HISTÓRIA:
- O Homem
é o agente fazedor da História
4. CULTURA:
- Cultura
é a maneira de manifestar vida de um grupo humano. - é o conjunto das diversas
formas naturais e espirituais com que os indivíduos de um grupo convivem, nas
quais atuam e se comunicam e cuja experiência coletiva pode ser transmitida
através de vias simbólicas para a geração seguinte. - o Homem produz cultura:
produz objetos e ideias de acordo com suas necessidades de sobrevivência.
5. FONTES HISTÓRICAS:
-
vestígios (documento) que permitem a reconstituição do passado.
-
arqueológicos: restos de animais, utensílios, fósseis, ruínas de templos,
palácios e túmulos, esculturas, pinturas, cerâmicas, moedas, medalhas, armas,
etc.
-
escritos: códigos, decretos, tratados, constituições, leis, editais,
relatórios, registros civis, memórias, crônicas, etc.
- orais:
tradições, lendas, mitos, fábulas, narrações poéticas, canções populares, etc.
6. PARA QUE SERVE A HISTÓRIA?
- para
dar consciências aos homens do seu poder de transformar a realidade.
7. PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA:
·
Periodização Tradicional: Pré-História e História.
+
Pré-História:
I. Paleolítico.
II. Neolítico.
+ História:
I. Idade Antiga: da invenção da escrita (4.000 a.C.) até a queda do império romano (476).
II. Idade Média: da queda do império romano até a tomada de Constantinopla (1453).
III. Idade Moderna: da tomada de Constantinopla até a Revolução Francesa (1789).
IV. Idade Contemporânea: da Revolução Francesa até os dias atuais.
I. Paleolítico.
II. Neolítico.
+ História:
I. Idade Antiga: da invenção da escrita (4.000 a.C.) até a queda do império romano (476).
II. Idade Média: da queda do império romano até a tomada de Constantinopla (1453).
III. Idade Moderna: da tomada de Constantinopla até a Revolução Francesa (1789).
IV. Idade Contemporânea: da Revolução Francesa até os dias atuais.
- nem
todos os historiadores concordam com a periodização tradicional da História
baseada na história política.
- existem
outras propostas de divisões inspiradas, por exemplo, no enfoque econômico
(modo de produção), tecnológico-científico, etc.
- a
divisão da História em períodos não é precisa nem natural.
- a
divisão tradicional da História é hoje bastante discutível porque uniformiza os
vários períodos quanto a sua importância, conduz à ideia de hierarquia nos
vários acontecimentos, leva em consideração apenas a civilização ocidental e
demonstra a fragilidade desta compartimentação, relegando fatos históricos
também considerados importantes.
- o tempo
é universal, mas não é absoluto.
- nem
todos os povos adotam o calendário cristão (calendário gregoriano, instituído
pela Igreja Católica no séc. XVI, para adequar o anterior (Juliano) às suas
festividades religiosas). Muçulmanos e judeus, por exemplo, têm sistemas
próprios de demarcação de tempo.
Leonardo França
Nenhum comentário:
Postar um comentário