Espaço para discutir a ciência histórica, os quadrinhos e a fé cristã de forma clara e divertida.
Olá, meus queridos seguidores!!
Bem vindos apaixonados pela História e pelos quadrinhos. Neste espaço iremos discutir a ciência histórica, mas, acima de tudo as curiosidades que fazem ela ser tão fascinante e maravilhosa.
domingo, 20 de maio de 2012
Egito Antigo
Introdução
A
civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do
rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio
romano).Como a região é formada por um deserto
(Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para
os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de
mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber,
pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a
agricultura. A
sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó
era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra.
Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam
importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos
por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham
a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e
comida.
A
escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois
permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos.
Existiam duas formas principais de escrita: a escrita
demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica
(mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides
eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens
para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que
era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para
registrar os textos.
Os
hieróglifos egípcios foram decifrados na primeira metade do século XIX pelo
linguísta e egiptólogo francês Champollion,
através da Pedra de Roseta.
A
economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era
realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também
praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais
eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho
em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques). A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes.
Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por
parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das
pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e
tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que
ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida.
Cada cidade possuía deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós
colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a
morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em
seu tribunal de julgamento. O coração era pesado pelo deus da morte, que
mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que
tiveram uma vida de atitudes ruins) e para uma outra vida boa aqueles de coração
leve. Muitos animais também eram considerados sagrados pelos egípcios, de
acordo com as características que apresentavam : chacal (esperteza noturna),
gato (agilidade), carneiro (reprodução), jacaré (agilidade nos rios e pântanos),
serpente (poder de ataque), águia (capacidade de voar), escaravelho (ligado a
ressurreição).
A
civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências.
Desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na
construção de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de mumificação,
proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano. No
campo da arquitetura podemos destacar a construção de templos,
palácios e pirâmides. Estas construções eram financiadas e administradas
pelo governo dos faraós. Grande parte delas eram erguidas com grandes blocos de
pedra, utilizando mão-de-obra escrava. As pirâmides e a esfinge
de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo.
Prof. Leonardo França
Crise de 1929
História
da Crise de 29
Durante a
Primeira Guerra Mundial,
a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As
indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades,
principalmente, para os países europeus. Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam
voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando
manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a
mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias
diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e
agrícolas dos Estados Unidos.
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes. A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.
A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Com isto, o governo conseguiu controlar a inflação e evitar a formação de estoques. Fez parte do plano também o grande investimento em obras públicas (estradas, aeroportos, ferrovias, energia elétrica etc), conseguindo diminuir significativamente o desemprego. O programa foi tão bem sucedido que no começo da década de 1940 a economia norte-americana já estava funcionando normalmente.
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes. A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.
A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Com isto, o governo conseguiu controlar a inflação e evitar a formação de estoques. Fez parte do plano também o grande investimento em obras públicas (estradas, aeroportos, ferrovias, energia elétrica etc), conseguindo diminuir significativamente o desemprego. O programa foi tão bem sucedido que no começo da década de 1940 a economia norte-americana já estava funcionando normalmente.
Prof. Leonardo França
Reforma Protestante
Motivos
O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar
como causas dessas reformas : abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança
na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista. A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade
Média, perdendo sua
identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o
objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando
as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que
mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais, deixavam a população
insatisfeita.
A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais
inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O
lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas
condenáveis pelos religiosos. Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São
Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).
No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois este
interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza. O novo pensamento renascentista também fazia oposição aos preceitos da
Igreja. O homem renascentista, começava a ler mais e formar uma opinião cada
vez mais crítica. Trabalhadores urbanos, com mais acesso a livros, começaram a
discutir e a pensar sobre as coisas do mundo. Um pensamento baseado na ciência
e na busca da verdade através de experiências e da razão.
A
Reforma Luterana
O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os
dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses
que criticavam vários pontos da doutrina católica.
As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a
fundação do luteranismo ( religião luterana ). De acordo com Lutero, a salvação
do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. Embora tenha sido
contrário ao comércio, teve grande apoio dos reis e príncipes da época. Em
suas teses, condenou o culto à imagens e revogou o celibato. Martinho
Lutero foi convocado as desmentir as suas 95 teses na Dieta de Worms, convocada
pelo imperador Carlos V. Em 16 de abril de 1521, Lutero não so defendeu suas
teses como mostrou a necessidade da reforma da Igreja Católica.
A
Reforma Calvinista
João Calvino: reforma na França
Na França, João Calvino começou a Reforma Luterana no ano de 1534. De acordo com Calvino a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto. Essa idéia calvinista, atraiu muitos burgueses e banqueiros para o calvinismo. Muitos trabalhadores também viram nesta nova religião uma forma de ficar em paz com sua religiosidade. Calvino também defendeu a idéia da predestinação (a pessoa nasce com sua vida definida).
Na França, João Calvino começou a Reforma Luterana no ano de 1534. De acordo com Calvino a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto. Essa idéia calvinista, atraiu muitos burgueses e banqueiros para o calvinismo. Muitos trabalhadores também viram nesta nova religião uma forma de ficar em paz com sua religiosidade. Calvino também defendeu a idéia da predestinação (a pessoa nasce com sua vida definida).
A
Reforma Anglicana
Na Inglaterra, o rei Henrique VIII rompeu com o papado, após este se
recusar a cancelar o casamento do rei. Henrique VIII funda o anglicanismo e
aumenta seu poder e suas posses, já que retirou da Igreja Católica uma grande
quantidade de terras.
A
Contra-Reforma Católica
Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis,
bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento)
com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou
definido :
- Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;
- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias
- Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.
- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias
- Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.
Intolerância
Em muitos países europeus as minorias religiosas foram perseguidas e muitas
guerras religiosas ocorreram, frutos do radicalismo. A Guerra dos Trinta Anos
(1618-1648), por exemplo, colocou católicos e protestantes em guerra por
motivos puramente religiosos. Na França, o rei mandou assassinar milhares de
calvinistas na chamada Noite de São Bartolomeu.
Prof. Leonardo França
Renascimento
Introdução
Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.
Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.
Contexto Histórico
As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Asia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Asia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Os
governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos
artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha
por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem
mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período,
era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos)
e esculturas junto aos artistas.
Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.
Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.
Características
Principais:
- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Durante os séculos XIV e XV, as cidades
italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular
grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos
como mecenas, começaram
a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural.
Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo.
Porém, este
movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para
outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França,
Polônia e Países Baixos.
Mona Lisa de Leonardo da Vinci
Principais
representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras:
- Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos
precursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.
- Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.
- Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.
- Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.
- Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.
- Tintoretto
- (1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras
principais: Paraíso e Última Ceia.
- Veronese
- (1528-1588) - nascido em Verona, foi um importante pintor maneirista do
Renascimento Italiano. Obras
principais: A batalha de Lepanto e São Jerônimo no Deserto.
- Ticiano
- (1488-1576) - o mais importante pintor da Escola de Veneza do Renascimento
Italiano. Sua grande obra foi O
imperador Carlos V em Muhlberg de 1548.
Renascimento
Científico
Na área científica podemos mencionar a importância dos estudos de
astronomia do polonês Nicolau
Copérnico. Este defendeu a revolucionária idéia
do heliocentrismo (teoria que defendia que o Sol estava no centro do sistema
solar). Copérnico também estudou os movimentos das estrelas.
Galileu Galilei
Nesta mesma área, o italiano Galileu Galilei desenvolveu instrumentos
ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo celeste. Este
cientista também defendeu a idéia de que a Terra girava em torno do Sol. Este
motivo fez com que Galilei fosse perseguido, preso e condenado pela Inquisição
da Igreja Católica,
que considerava esta idéia como sendo uma heresia. Galileu teve que desmentir
suas idéias para fugir da fogueira.
Prof. Leonardo França
domingo, 13 de maio de 2012
Revolução Industrial-1750
Introdução
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
Pioneirismo Inglês
Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras ), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.
Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras ), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.
Avanços da Tecnologia
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção. Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas à vapor (maria fumaça) e os trens à vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção. Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas à vapor (maria fumaça) e os trens à vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.
A Fábrica
As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.
As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.
Reação dos trabalhadores
Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.
Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.
Conclusão
A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade. Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.
A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade. Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.
Prof. Leonardo França
quarta-feira, 2 de maio de 2012
Exercícios Revolução Inglesa
01. (UNICAMP) A respeito do Estado moderno, o pensador político inglês, John Locke (1632 - 1704) escreveu:
"Considero poder político o direito de fazer leis para regular e preservar a propriedade."
(Citado por Kazumi MUNAKATA, A legislação trabalhista no Brasil, 1984)
a) Explique a função do Estado segundo a tese de Locke.
b) Como, a partir dessa tese, se explica a relação do Estado moderno com a acumulação da capital?
02. (FUVEST) No processo de formação dos estados Nacionais da França e da Inglaterra, podem ser identificados os seguintes aspectos:
a) Fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formação do estado moderno.
b) Ampliação da dependência do rei em relação aos senhores feudais e à Igreja.
c) Desagregação do feudalismo e centralização política.
d) Diminuição do poder real e crise do capitalismo comercial.
e) Enfraquecimento da burguesia e equilíbrio entre o Estado e a Igreja.
03. (PUC) A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688:
a) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
b) estabeleceu uma república constitucional;
c) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico;
d) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
e) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo Parlamento.
04. Os Tratados de Vestfália (1648), que puseram fim à Guerra dos 30 anos:
a) consagraram a hegemonia espanhola;
b) consagraram a hegemonia dos Habsburgos da linha austríaca;
c) consagraram a preponderância francesa, com o enfraquecimento geral dos Habsburgos;
d) estabeleceram um equilíbrio de poder na Europa;
e) n.d.a.
05. (UEMT) A Declaração de Direitos, imposta a Guilherme de Orange após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, estabeleceu, entre outros pontos, que:
a) a autoridade do monarca sobrepõe-se à do Parlamento;
b) a origem divina da Monarquia concede-lhe privilégios;
c) o poder da lei é superior ao poder do monarca;
d) o Parlamento legisla por delegação especial do rei;
e) a vontade do rei, independentemente do Parlamento.
06. (CESGRANRIO) A consolidação da Monarquia Francesa:
a) deveu-se à política de Luís XI;
b) foi fruto da desintegração da nobreza feudal, esgotada pela Guerra dos Cem Anos e pelas crises
de sucessão dinástica;
c) tornou-se possível graças à formação definitiva da configuração territorial da França, o que ocorreu no
século XVI;
d) resultou do desenvolvimento de uma burguesia mercantil que apoiou o processo centralização monárquico;
e) ocorreu como resultado das vitórias obtidas contra os ingleses.
07. (MACK) O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento de holandesa, ficou conhecido como:
a) Monarquia Absolutista
b) Monarquia Constitucional
c) República Puritana
d) Restauração Stuart
e) Revolução Gloriosa
08. (ACAFE) A respeito da Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688, é correto afirmar:
a) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo parlamentarismo;
b) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
c) estabeleceu uma república constitucional;
d) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
e) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico.
09. (VUNESP) O "Ato de Navegação" de 1651 teve importância e conseqüências consideráveis na história da Inglaterra porque:
a) favoreceu a Holanda, que obtinha grandes lucros com o comércio inglês;
b) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador;
c) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo;
d) considerava o trabalho como verdadeira fonte de riqueza nacional;
e) abolia todas as práticas protecionistas.
10. (MS)
"Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem, justo
injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer sacrilégio." (Jacques Bossuet)
A citação acima demonstra que:
a) o governo, através de seu representante, deve atender aos anseios da comunidade;
b) a escolha do governante deve obedecer à vontade de Deus;
c) o povo é livre para escolher o chefe da nação;
d) o poder do governante está baseado na Teoria do Direito Divino;
e) o governo deve ser constitucional, para ser considerado legítimo.
"Considero poder político o direito de fazer leis para regular e preservar a propriedade."
(Citado por Kazumi MUNAKATA, A legislação trabalhista no Brasil, 1984)
a) Explique a função do Estado segundo a tese de Locke.
b) Como, a partir dessa tese, se explica a relação do Estado moderno com a acumulação da capital?
02. (FUVEST) No processo de formação dos estados Nacionais da França e da Inglaterra, podem ser identificados os seguintes aspectos:
a) Fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formação do estado moderno.
b) Ampliação da dependência do rei em relação aos senhores feudais e à Igreja.
c) Desagregação do feudalismo e centralização política.
d) Diminuição do poder real e crise do capitalismo comercial.
e) Enfraquecimento da burguesia e equilíbrio entre o Estado e a Igreja.
03. (PUC) A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688:
a) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
b) estabeleceu uma república constitucional;
c) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico;
d) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
e) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo Parlamento.
04. Os Tratados de Vestfália (1648), que puseram fim à Guerra dos 30 anos:
a) consagraram a hegemonia espanhola;
b) consagraram a hegemonia dos Habsburgos da linha austríaca;
c) consagraram a preponderância francesa, com o enfraquecimento geral dos Habsburgos;
d) estabeleceram um equilíbrio de poder na Europa;
e) n.d.a.
05. (UEMT) A Declaração de Direitos, imposta a Guilherme de Orange após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, estabeleceu, entre outros pontos, que:
a) a autoridade do monarca sobrepõe-se à do Parlamento;
b) a origem divina da Monarquia concede-lhe privilégios;
c) o poder da lei é superior ao poder do monarca;
d) o Parlamento legisla por delegação especial do rei;
e) a vontade do rei, independentemente do Parlamento.
06. (CESGRANRIO) A consolidação da Monarquia Francesa:
a) deveu-se à política de Luís XI;
b) foi fruto da desintegração da nobreza feudal, esgotada pela Guerra dos Cem Anos e pelas crises
de sucessão dinástica;
c) tornou-se possível graças à formação definitiva da configuração territorial da França, o que ocorreu no
século XVI;
d) resultou do desenvolvimento de uma burguesia mercantil que apoiou o processo centralização monárquico;
e) ocorreu como resultado das vitórias obtidas contra os ingleses.
07. (MACK) O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento de holandesa, ficou conhecido como:
a) Monarquia Absolutista
b) Monarquia Constitucional
c) República Puritana
d) Restauração Stuart
e) Revolução Gloriosa
08. (ACAFE) A respeito da Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688, é correto afirmar:
a) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo parlamentarismo;
b) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
c) estabeleceu uma república constitucional;
d) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
e) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico.
09. (VUNESP) O "Ato de Navegação" de 1651 teve importância e conseqüências consideráveis na história da Inglaterra porque:
a) favoreceu a Holanda, que obtinha grandes lucros com o comércio inglês;
b) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador;
c) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo;
d) considerava o trabalho como verdadeira fonte de riqueza nacional;
e) abolia todas as práticas protecionistas.
10. (MS)
"Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem, justo
injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer sacrilégio." (Jacques Bossuet)
A citação acima demonstra que:
a) o governo, através de seu representante, deve atender aos anseios da comunidade;
b) a escolha do governante deve obedecer à vontade de Deus;
c) o povo é livre para escolher o chefe da nação;
d) o poder do governante está baseado na Teoria do Direito Divino;
e) o governo deve ser constitucional, para ser considerado legítimo.
Mudanças na Europa Feudal (1350-1480)
As revoltas camponesas marcaram profundamente a crise do sistema feudal.
Entre os séculos X e XI, observamos que a Europa experimentou um surto
demográfico proveniente do incremento das técnicas de produção agrícola
então existentes. O crescimento da população determinou a busca por
novas terras, já que o modo de produção disponível não era capaz de
atender satisfatoriamente o ritmo de desenvolvimento da época. Com o
passar do tempo, várias regiões de floresta e pântano foram empregadas
para a ampliação da oferta de terrenos cultiváveis. Com o passar das décadas vemos que tais alterações somente retardaram a
incapacidade que o modo de produção feudal tinha em abastecer as
crescentes populações dos campos e das cidades. Atingindo o século XIII,
notamos que a ampliação das terras por ações de transformação e
desmatamento impôs uma série de transformações climáticas que alteraram o
rendimento das colheitas e, em pouco tempo, criou uma séria crise de
abastecimento pela Europa.
A falta de alimentos acabou se aliando com a expansão rápida dos centros urbanos, que aglomeravam pessoas sem condições de saneamento e higiene então desconhecidas naquele tempo. Na metade do século XIV, entre 1340 e 1350, essa situação desfavorável acabou se agravando no momento em que a Peste Negra se consolidou como uma das mais graves epidemias a atingir a população da Europa. Em pouco tempo, aproximadamente um terço dos europeus foram dizimados com os terríveis sintomas da doença. Em um primeiro momento, a Peste provocou uma violenta retração na mão de obra disponível. Tal quadro acabou sendo o grande responsável pelo recrudescimento das obrigações feudais. Nesse contexto de doenças e maior rigidez, as revoltas camponesas eclodiram em diferentes pontos do Velho Mundo. Pelo visto, as antigas relações de trabalho não se mostravam eficazes para suprir a demanda alimentar, econômica e política daquela população.
Sem dúvida, percebemos que o sistema feudal não conseguia abarcar as demandas de uma população em nítido crescimento. Por um lado, a limitação técnica e as obrigações impediam que a produção agrícola conseguisse suprir as demandas da época. Por outro, o crescimento das cidades e da atividade comercial não conviveria com um modelo econômico marcado em sua gênese pela subsistência. É assim que notamos a concretude das transformações entre a Idade Média e a Idade Moderna.
A falta de alimentos acabou se aliando com a expansão rápida dos centros urbanos, que aglomeravam pessoas sem condições de saneamento e higiene então desconhecidas naquele tempo. Na metade do século XIV, entre 1340 e 1350, essa situação desfavorável acabou se agravando no momento em que a Peste Negra se consolidou como uma das mais graves epidemias a atingir a população da Europa. Em pouco tempo, aproximadamente um terço dos europeus foram dizimados com os terríveis sintomas da doença. Em um primeiro momento, a Peste provocou uma violenta retração na mão de obra disponível. Tal quadro acabou sendo o grande responsável pelo recrudescimento das obrigações feudais. Nesse contexto de doenças e maior rigidez, as revoltas camponesas eclodiram em diferentes pontos do Velho Mundo. Pelo visto, as antigas relações de trabalho não se mostravam eficazes para suprir a demanda alimentar, econômica e política daquela população.
Sem dúvida, percebemos que o sistema feudal não conseguia abarcar as demandas de uma população em nítido crescimento. Por um lado, a limitação técnica e as obrigações impediam que a produção agrícola conseguisse suprir as demandas da época. Por outro, o crescimento das cidades e da atividade comercial não conviveria com um modelo econômico marcado em sua gênese pela subsistência. É assim que notamos a concretude das transformações entre a Idade Média e a Idade Moderna.
Professor Leonardo França
Revolução Russa - 1917
Introdução
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e
dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo
(produção de gêneros agrícolas).
Rússia
Czarista
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos
impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava
a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não
abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que
desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes
com os governo do czar. No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo.
No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de
manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos
pelo czar. Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores
russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a
revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
Lênin fala aos revolucionários em 1917
A
Rússia na Primeira Guerra Mundial
Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários
dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra
mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a
insatisfação popular com o czar.
Greves,
manifestações e a queda da monarquia
As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território
russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As
manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e
o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do
poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.
A
Revolução Russa de outubro de 1917
Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques,
liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de
1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o
governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas
para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas
passaram para as mãos dos trabalhadores. Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918. Foi
instalado o partido único: o PC (Partido Comunista).
A
formação da URSS
Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas
Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico,
principalmente após a NEP ( Nova Política Econômica ). A URSS tornou-se uma
grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados
Unidos na chamada Guerra Fria.
Porém, após a revolução a situação da população
geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O
Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos
princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS.
Os líderes da União Soviética durante o regime socialista:
-
Vladimir Lenin (8 de novembro de 1917 a 21 de janeiro de 1924)
- Josef Stalin (3 de abril de 1922 a 5 de março de 1953)
- Nikita Khrushchov (7 de setembro de 1953 a 14 de outubro de 1964)
- Leonid Brejnev (14 de outubro de 1964 a 10 de novembro de 1982)
- Iúri Andopov (12 de novembro de 1982 a 9 de fevereiro de 1984)
- Konstantin Chernenko (13 de fevereiro de 1984 a 10 de março de 1985)
- Mikhail Gorbachev (11 de março de 1985 a 24 de agosto de 1991)
- Josef Stalin (3 de abril de 1922 a 5 de março de 1953)
- Nikita Khrushchov (7 de setembro de 1953 a 14 de outubro de 1964)
- Leonid Brejnev (14 de outubro de 1964 a 10 de novembro de 1982)
- Iúri Andopov (12 de novembro de 1982 a 9 de fevereiro de 1984)
- Konstantin Chernenko (13 de fevereiro de 1984 a 10 de março de 1985)
- Mikhail Gorbachev (11 de março de 1985 a 24 de agosto de 1991)
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