1) O nome perieco, em grego
[perioikos], significava morador “em torno da casa” e servia para designar uma
classe com várias obrigações de Estado, entre elas a do serviço militar. Com
base nestas obrigações estatais dos periecos em Esparta antiga, é correto
afirmar que estes homens socialmente eram reconhecidos como:
a) cidadãos
espartanos que cumpriam o dever cívico desde o nascimento, servindo como
guerreiros e sustentando a ordem dentro e fora da militarizada cidade-Estado de
Esaprta.
b) homens
livres, mas com direitos limitados, estando politicamente submetidos aos
esparciatas, os cidadãos espartanos, os quais definiam o lugar dos periecos na
guerra
c)
trabalhadores servos, presos à terra e sem direitos políticos, estando sob a
autoridade direta dos hilotas, os cidadãos espartanos, que os levavam para a
guerra como escravos.
d) escravos
de uma categoria superior a dos hilotas. Os periecos recebiam alforria com mais
facilidade e não podiam ser maltratados por seus senhores, pois serviam na
guerra
e) pequenos proprietários rurais
que ganharam cidadania espartana depois da guerra do Peloponeso, quando Esparta
teve que convocar mais homens além dos seus cidadãos.
2) Temos um
regime que nada tem a invejar das leis estrangeiras. Somos, antes, exemplos que
imitadores. Nominalmente, como as coisas não dependem de uma minoria, mas, ao
contrário, da maioria, o regime se denomina democracia. No entanto, se, em
matéria de divergências particulares, a igualdade de todos diante da lei é
assegurada, cada um, em virtude das honras devidas à posição ocupada, é julgado
naquilo que pode ocasionar sua distinção: no que se refere à vida pública, as
origens sociais contam menos que o mérito, sem que a pobreza dificulte a alguém
servir à cidade por causa da humildade de sua posição (...)
Uma pessoa pode,
ao mesmo tempo, ocupar-se de seus assuntos e dos do Estado e a multiplicidade
das ocupações não impede o julgamento dos assuntos públicos. Somos os únicos a
taxar, efetivamente, aqueles que não fazem parte dos ativos, mas dos inúteis.
Tucídides, História da Guerra do Peloponeso.
Tratando da
democracia ateniense, o autor destaca, nesse texto:
a)a influência que outros modelos
políticos exerceram sobre Atenas;
b) a importância do
princípio da isonomia entre os cidadãos.
c) seu desprezo por aqueles que
se dedicavam à vida pública;
d) o critério censitário que
determinava a participação política;
e) a influência que outros
modelos políticos exerceram sobre Atenas;
3) Ao povo dei tantos privilégios
quantos lhe bastam à sua honra; nada tirei nem acrescente; mas os que tinham
poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei que nada tivessem de
infamantes... Entre uma e outra facção, a nenhuma permitiu vencer injustamente.
(Sólon, século VI a.C.)
No governo de Atenas, o autor
procurou:
a) Restringir a participação
política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a
realeza
b) Impedir
que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse
alterado no sentido da democracia.
c) Permitir
a participação dos cidadãos pobres na política para derrubar o monopólio dos
grandes proprietários de terras.
d) Abolir a
escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua
exclusão da vida política.
e) Disfarçar
seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão
de que participavam da política.
4)
Através da cultura, a sociedade humana constrói seu conhecimento sobre a
natureza e procura decifrar os mistérios do universo. A produção cultural foi
um dos Destaques da Grécia na Antiguidade. Na época, o teatro grego:
a)
conseguiu sintetizar as preocupações religiosas da sociedade, criticando as
concepções mitológicas dominantes
b) teve suas
encenações ao ar livre bastante admiradas, com atores do sexo masculino, usando
máscaras nas representações.
c) divertiu
o povo com suas comédias cheias de ironia filosófica, evitando a representação
de temas sobre as angústias humanas.
d)
representou a vida confusa dos deuses gregos, contribuindo para esvaziar o
poder dos mitos e da aristocracia.
e)
foi à expressão das preocupações filosóficas do seu povo, divulgando uma ética
democrática sem ligações com a religião.
5) No período clássico grego
(Séc. V–IV a.C) Atenas com sua ordem democrática, seu desenvolvimento econômico
e sua expansão pelo mar Egeu, destacou-se como a mais importante entre as
cidades-estados da Grécia antiga. O fortalecimento grego-ateniense apoiado numa
forte política expansionista deflagrou inúmeros conflitos com o Império Persa,
outra potência que disputava com os Gregos o controle da Jônia (região costeira
da Ásia Menor). Posteriormente, deflagraram-se as guerras entre as polis gregas
contra a hegemonia ateniense, fortalecida ainda mais após as guerras com os
Persas. Dessas lutas entre cidades-estados, a derrota de Atenas significou o
declínio da sociedade grega clássica.
A quais acontecimentos,
respectivamente, se refere o texto acima?
Assinale a alternativa correta.
a) Guerras Médicas e Batalha de
Pelusa.
b) Guerra do Peloponeso e Batalha
de Pelusa.
c) Guerras Púnicas e Guerra do
Peloponeso
d) Guerras Médicas e Guerra do
Peloponeso.
e) Guerras
Médicas e Guerra do Peloponeso.
6) Atenas viveu,
após as reformas implementadas por Clístenes em 508 a.C., sob um regime
democrático. As reformas na distribuição dos cidadãos por tribos, ampliadas de
4 para 10 e a repartição de cada tribo em três demos, um na cidade, um no litoral e outro na área rural, foram as
bases para as reformas posteriores. Sobre o assunto, assinale a afirmativa
incorreta:
a) O ostracismo,
aplicado pela primeira vez no período 488 – 487 a.C., estabelecia a
expulsão do cidadão denunciado como politicamente perigoso e a cassação de seus
direitos políticos por um prazo de dez anos.
b) Entre as
reformas implementadas por Péricles, a criação da mistoforia – remuneração ao
exercício de cargos e à participação nas assembléias – permitiu que os cidadãos
mais pobres pudessem participar da política sem colocar em risco a sua
subsistência material.
c) Todos os
habitantes de Atenas, maiores de dezoito anos, de qualquer gênero, de qualquer
procedência, ou de qualquer classe de riqueza podiam votar na assembléia
popular – Eclésia.
d) Na Atenas do
século IV a.C., a Eclésia era o centro de vida política, englobando entre suas
funções as dimensões legislativa, executiva, judiciária e eleitoral.
e) Ao longo do
século IV a.C., a democracia ateniense enfrentou dificuldades para manter suas
instituições, dentre elas as advindas do volume de recursos para sustentar as
remunerações dos cidadãos, como a mistoforia.
7) Na
sociedade espartana, o hilotismo era elemento constitutivo de sua organização
social. Sobre os hilotas, assinale o que for correto:
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São Corretas: